Blogue Protegido pelo Portal das Escolas
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Matemática a brincar... "Jogo do 24" e Jogo dos dados
“Jogo do 24” ou jogo dos dados
Sistematização dos conhecimentos no tema Números e Numeração. Os alunos, a partir de uma situação de jogo, teriam de aplicar conhecimentos já adquiridos. Foi uma dinâmica muito interessante e o trabalho foi desenvolvido a pares. No 1º, a aluna/estagiária teve de gerir o entusiasmo excessivo de alguns alunos. Percebeu que estavam a colocar em causa o sucesso da actividade. Algo insegura, embora discretamente, solicitou a minha ajuda no sentido de perceber o que poderia fazer. Confrontei-a com várias hipóteses de atuação e suas consequências, deixando-a decidir. Foi firme e tomou a decisão de terminar a actividade e conversar com os alunos, impondo limites. Na altura, foi a decisão acertada e teve muita coragem pois sentiu que isso poderia colocar em causa a relação afectiva que tinha estabelecido com os alunos. Ouviu os alunos e dialogou com eles sobre o que se tinha passado e se achavam que a actividade estava a resultar. Alguns verbalizaram que não e após este diálogo e um pedido de desculpas, a “docente” decidiu repetir a actividade. Desta vez com grande sucesso e sem mais entusiasmos excessivos. Foi uma boa aposta e digna de uma verdadeira profissional.
Atividade de Estudo do Meio - Sistema Solar
A aluna/estagiária Mónica Mesquita foi capaz, a partir de uma situação problemática que apresentou aos alunos, gerir a participação dos mesmos num brainstorming, e aproveitando os conhecimentos já adquiridos dos alunos, realizar uma actividade de sistematização de conhecimentos do sistema solar, enquanto ia desenhando e representando no quadro os planetas do sistema solar conforme as indicações dos alunos. Chamou-os a participar quando pediu para irem ao quadro completarem o esquema feito com mais informações. Esta actividade durou cerca de 75 minutos e os alunos estiveram completamente interessados e participativos. O entusiasmo foi tão grande que aluna/estagiária teve de ir gerindo algum entusiasmo excessivo. Estes solicitaram à “docente” que os deixasse ir desenhando no caderno diário o que foi imediatamente permitido. O resultado final denota bem como os alunos estiveram envolvidos nesta actividade.
Foi uma atividade geradora de aprendizagens significativas sem recorrer a material estruturado, podendo-se dizer que é um trabalho "sem rede". Muito bom!
Subscrever:
Mensagens (Atom)